No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntário. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo possui uma Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal que trabalha no sentido de incentivar o profissional da contabilidade de São Paulo a ser voluntário e se cadastrar no Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Temos realizado vários programas, entre eles a arrecadação de agasalhos todos os anos, fóruns do terceiro setor com palestras incentivando o profissional para atuar neste segmento. Iniciamos agora mais uma ação social com o objetivo de promover a solidariedade no meio contábil e auxiliar centenas de famílias carentes, promovendo a doação de alimentos não perecíveis em todos os eventos promovidos por este Regional, entre outros.

O PVCC é o Programa do Voluntariado da Classe Contábil que existe no Sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade para incentivar ações voluntárias por parte dos mais de 500 mil profissionais contábeis do Brasil, a fim de mostrarmos a força desta classe e que não contabilizamos somente números, mas também a solidariedade.

No PVCC existem quatro subprogramas: o subprograma 1, que apoia os Observatórios Sociais dentro da Rede Nacional de Cidadania Fiscal; o 2, que trata de Educação Financeira; o 3, sobre destinação do IR devido aos Fundos da Criança, Adolescente e Idoso, e o 4, Ações Locais de Voluntariado. Existem profissionais cadastrados em todos os subprogramas, mas um número maior nos subprogramas voltados aos Observatórios Sociais e à Educação Financeira.

Para participar do Observatório Social na sua cidade, basta comparecer à sede social do Observatório local e se apresentar como voluntário e, com certeza, receberá as orientações necessárias.

Observatório Social em Ribeirão Preto – O OSB de Ribeirão Preto nasceu de uma iniciativa de alguns auditores fiscais e de um grupo de contadores que foram buscar com o OSB do Brasil, em Curitiba, como desenvolver este programa na cidade. Buscamos insistentemente apoio em outras instituições (Associação Comercial, sindicatos, Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros), e hoje está funcionando plenamente, ajudando o município a economizar recursos que sai do bolso do cidadão através dos tributos arrecadados. Ser voluntário é contribuir para as boas decisões no nosso país.

José Augusto Picão – Coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal, empresário da contabilidade e conselheiro do CRCSP