SESCON-SP realiza palestra sobre o Balcão Único

Aconteceu no dia 27 de janeiro, o encontro entre o Presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr., o Presidente da Jucesp, Walter Ihoshi e convidados para debaterem sobre o Balcão Único, novo sistema que facilitará a abertura de empresas, on-line e gratuitamente.

O programa foi lançado pela Jucesp na cidade de São Paulo, no último dia 15, e a expectativa é que em breve seja implantado em todo país, já que é um projeto em parceria com o governo federal, estadual e prefeituras, com a integração de dados entre diversos órgãos, reduzindo o tempo de constituição de um negócio de até 200 dias para 15 minutos, em média.

“Aproveito a oportunidade para agradecer ao Sescon-SP, uma entidade com uma história de 72 anos de dedicação ao empreendedorismo e, de forma muito especial, ao Presidente Lima, que sempre nos apoiou em todas as nossas iniciativas e agora vai nos ajudar a divulgar e melhorar essa ação disruptiva digital, que estamos implementando junto ao governo federal. O Balcão Único é um projeto fantástico, que em cerca de 10 dias de funcionamento, já formalizou mais de 170 empresas”, ressaltou o Presidente Walter Ihoshi, no início da palestra.

“Além de ser Presidente do Sescon-SP, sou empresário contábil há mais de 30 anos, portanto já faz algum tempo que acompanho a trajetória e os processos da Junta Comercial e tenho observado nestes últimos dois anos um processo evolutivo muito grande e rápido acontecendo, com a criação de processos digitais, como o Balcão Único. Com esse sistema estamos saindo de um mínimo de complexidade para abrir um negócio e estamos entrando em um processo extremamente simples e fácil, que aconteceu em um momento muito oportuno, quando precisamos retomar a economia, incentivar e viabilizar o empreendedorismo”, explicou Lima.

O Balcão Único faz a junção de cinco etapas tradicionais para a constituição de uma empresa (viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Alvará de Licenciamento), por isso o tempo é extremamente minimizado, além de desonerar o custo para quem está constituindo um novo empreendimento e ajuda a colocar o país no caminho para as melhores práticas de negócios, elevando a posição do Brasil no Doing Business, avaliação do Banco Mundial.

“Para nós, que também acompanhamos o Doing Business e conhecemos toda a complexidade de cada quesito para subirmos de categoria no ranking, entendemos o quanto o Balcão Único será fundamental para melhorarmos esses números, juntamente com as tão esperadas reformas tributária e administrativa para, assim, atrairmos investidores, gerar recursos e empregos em nosso país, tudo que precisamos para voltar a crescer e prosperar como a grande nação que somos”, ilustrou o Presidente do Sescon-SP.

Para constituir uma empresa pelo Balcão Único, é necessário possuir o certificado do tipo E-CPF. O empresário pode emitir a sua Certificação Digital no Sescon-SP com valor acessível e agilidade. Inclusive, representados têm 15% de desconto e podem ainda indicar amigos e ganhar mais 10% sobre o valor do e-CPF.

Segundo Reynaldo Lima Jr., o Balcão Único foi uma ação muito assertiva do governo estadual, das secretarias e de todos os envolvidos da Jucesp, pois criará grandes oportunidades. “Continuaremos apoiando todos os projetos que melhorem o ambiente de negócios e elevem o nível da nosso Brasil, por isso mantemos grandes parcerias como a Junta Comercial. Todos ganham com a implementação do Balcão Único: os empresários, os contadores e os empreendedores. Realmente vocês estão de parabéns pelo grande projeto”, completou Lima.

O debate contou também com a participação do Diretor do Sescon-SP, Carlos Limberti; do Diretor de Integração, Osmar Vitor; da Secretária Geral, Gisela Ceschin e da Secretária Executiva de Atendimento da Jucesp, Angela Berteli, realizado pelo canal YouTube, com mais de 2 mil visualizações.

Fonte: SESCON-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *