Na última semana, a Casa do Contabilista lançou a cam­panha Destinação do Bem. A iniciativa não somente foi um sucesso em seus primeiros dias, mas reforça a importância da integração da sociedade para se alcançar grandes resultados. O objetivo é conscientizar sobre a importância da destinação do Imposto de Renda e o aumento dos valores sensibiliza­dos a entidades de Ribeirão Preto. Além de gerar benefícios significativos para a sociedade, a ideia está alinhada com a crescente importância do papel que todos nós temos no de­senvolvimento e na construção de uma sociedade mais justa, eficiente e promissora.

As ações da campanha envolveram estudantes dos cursos de contabilidade, entidades assistenciais, profissionais contá­beis e população em geral. Ainda temos um longo caminho pela frente. No ano de 2018, o município de Ribeirão Preto teve capacidade de arrecadação das destinações do Imposto de Renda, no valor de R$ 37,7 milhões, porém alcançou a marca de R$ 2,5 milhões, aproximadamente. A diferença en­tre o potencial de arrecadação e o número, de fato, destinado, poderia fazer a diferença para dezenas de entidades assisten­ciais e também projetos voltados ao esporte e cultura.

Uma das principais dificuldades para a decisão da desti­nação é o receio com os possíveis resultados negativos que o procedimento poderia trazer. Porém muitos mitos ainda são tidos como verdadeiros. Desmistificar essas questões é papel fundamental do profissional da contabilidade que pode trazer informações e conhecimento a pessoas físicas e jurídicas que estejam aptas a fazer a destinação.

O contador tem não somente o dever de informar seus clientes sobre a facilidade e os procedimentos da ação, mas também pode incentivar destacando os benefícios gerados pela iniciativa. Acreditamos que há uma crescente conscien­tização também entre os contadores, que a cada dia tem de­monstrado um envolvimento maior com a causa. O objetivo da Casa do Contabilista é transformar a realidade do nosso município e acreditamos que o profissional contábil é uma das principais ferramentas dessa engrenagem. Temos certeza que o segmento faz parte desse movimento, disseminando a campanha Destinação do Bem.

Por isso, a Casa do Contabilista está de portas aber­tas, com profissionais capacitados, para orientar e tirar dúvidas sobre os procedimentos de destinação do Imposto de Renda. No site também estão disponíveis informações a respeito. Basta acessar www.casadocontabilista.org.br ou pelo telefone (16) 3625-7159.