Olha que já nem faz tanto tempo assim e tudo ia muito bem, obrigado. Eu fazia uma boa comunicação com meus clientes, eles apareciam na porta do meu estabelecimento, eu distribuía cartões, havia indicações boca-a-boca e tudo isso já era suficiente. Daí vem uma pandemia, o isolamento e a gente olha pra todas nossas certezas e pensa: “olha aí o mundo aí mudando bem na minha vez”. Mas superar desafios e aproveitar as oportunidades que surgem são o melhor caminho para quem ficou sem nenhum. É preciso se transformar, fazer as coisas que já fazíamos antes de maneiras diferentes. E neste momento de retomada, é melhor escolher o risco de inovar processos, do que ficar parado.

Penso que aqui vale uma reflexão para todos nós. Clientes, consumidores, profissionais liberais, contabilistas, micro e médio empresários, todos vamos passar por essa metamorfose na maneira como consumimos e comunicamos. Para isso, separei aqui alguns tópicos para manter no radar hoje e que vai nos levar melhores para esse futuro bem próximo.

Home Office – Nem todos tinham a dimensão de que para alguns setores e negócios, trabalhar em casa seria possível. E aquela reunião, que muitas vezes poderia ser um e-mail (risos), pode ser também uma reunião online. Mais rápida, objetiva e sem levar aquele tempo de deslocamento presencial para todos. É claro que para isso é preciso manter algumas convenções: tomar banho, vestir-se para o trabalho, organizar uma certa rotina, fazer com que todos da família entendam que mesmo em casa você está trabalhando, entre outros pontos importantes. Este formato que estamos experimentando hoje pode se tornar um recurso híbrido no futuro.

Atendimento digital – Há tempos em várias consultorias, aulas e artigos, ressalto a importância dos pequenos e médios negócios criarem canais online de atendimento, implementar, por exemplo, o ‘WhatsAPP Bussiness’, alguns boots e ferramentas de satisfação e CRM do cliente. O fato é que nem sempre o pequeno empresário tem tempo e dinheiro para pensar em inovação. E isso é totalmente compreensível. Outros tantos preferem investir uma bala para inovar e depois deixar tudo como está. É tempo de investir em processos que vão colocar o seu negócio dentro da casa do cliente, precisamente dentro do smartphone, que está na mão dele o tempo todo. Já vejo muitas empresas por aqui fazendo isso de forma simples, mas bem eficiente. Quem investir agora vai colher estes frutos logo mais.

Delivery, compras e contratos online – Essa onda de adquirir e fechar negócios online, principalmente itens de primeira necessidade, já vinha crescendo e ganhou um ‘boom’ agora com a pandemia. Na capital de São Paulo, o volume de compras de remédios por aplicativos e e-commerce, por exemplo, cresceu bastante nos últimos anos e agora ainda mais. No interior, a compra no segmento de alimentação e bebidas também teve um crescimento significativo nos últimos meses, seguido de itens de bem estar (cadeiras confortáveis, mesas, roupas) e até eletrônicos, tudo isso chegando na mão do cliente no conforto de sua casa. Até academias deram um jeito de alugar equipamentos e deixar na casa de clientes. Empatia! Com certeza essa procura vai diminuir nos próximos meses, mas o mais importante agora não é vender, mas manter uma boa relação com o consumidor. Deixar claro que seu negócio continua ativo, dentro das limitações, mas até você, que é profissional liberal pode usar esse delivery de conhecimento, este ponto de informação, de solucionar dúvidas, de esclarecimento, onde o consumidor tem segurança e confiança. Lembrem-se daquela máxima: “quem não é visto não é lembrado”. Isso já dá o gancho para o próximo tópico.

Invista em comunicação e marketing – Neste momento, em que é preciso cortar e enxugar despesas, sempre vem aquela dúvida. Suspendo ou não o investimento em comunicação? Referendando o tópico acima, a presença neste momento é fundamental para que seu negócio não seja esquecido. As pessoas buscam informação, e informação de qualidade. Descubra como seu negócio pode ajudar. E leve isto para os meios de comunicação. Use os meios de massa para trazer o público para o seu canal online e vice-versa. Segundo dados levantados pelo Kantar Ibope Media, 11 das 20 maiores audiências da TV nos últimos cinco anos acontece agora durante a pandemia. As pessoas buscam filmes, jornalismo, atrações infantis, entretenimento como um todo. Esteja presente de alguma forma.

Compartilhe conhecimento – As ‘lives’ (transmissões ao vivo online) aumentaram consideravelmente neste período, principalmente no Instagram. Todos os assuntos são bem-vindos. De música, política e economia, até aquela dica bacana de como controlar as finanças, ficar em dia com o leão, valem a conversa. O que o seu negócio pode contribuir? O que vocês sabem fazer e podem dividir com o mundo? Posts informativos, receitas, dicas, vídeos, podcast, entrevista, conteúdo importante que vai trazer autoridade para seu estabelecimento.

O fato é que as oportunidades estão aí, e ainda que em home office, ou de portas fechadas momentaneamente, ficar parado não vai fazer seu negócio prosperar. O melhor resultado que podemos esperar é gerar resultados para o mundo. E falando em esperar, importante lembrar a frase do grande mestre Mário Sérgio Cortella: “Esperança é do verbo esperançar e não do verbo esperar. Quem fica apenas esperando sem nada fazer, sem atitude, desaparece.” Seja, apareça! Atitude e sucesso sempre.

Eduardo Soares – Professor e Especialista em Marketing Digital