Vivenciamos uma situação sem precedentes causada pela pandemia do novo coronavírus.

Acredito que algumas ações podem ser tomadas para minimizar os efeitos de crises, não apenas da atual.

É claro que tais impactos envolvem aspectos econômicos e sociais, reduzindo a atividade empresarial. Tudo isso gera perdas e maior atenção às ações tomadas e ao desdobramento dos acontecimentos.

A pessoa ocupando a função de gestor, administrador ou empresário deve conhecer bem do seu negócio, da rotina, do ambiente de atuação, para assim perceber como o cenário negativo de fato impacta, seja de modo desfavorável ou não.

Tenha ciência também de como as legislações aplicadas ao seu negócio e as devidas alterações ocorridas impactam, evitando assim maiores problemas e também para auxiliar em decisões.

A gestão é primordial para manter a empresa em momentos assim, conhecendo bem os gastos, as atividades e processos envolvidos e também criatividade para saber lidar com a situação e superá-la. Controle o fluxo de caixa. Neste contexto, gestão criativa é muito bem vinda!

Tomar decisões precipitadas é algo que irá prejudicar mais o negócio. É preciso ter cautela, informação, planejamento e foco. Unir força com órgãos de classe, sociedade, parceiros, empregados e outros públicos de interesse para traçar uma linha de ação. Busque parcerias.

Analise também as linhas de crédito das instituições financeiras disponíveis e que de fato são viáveis ao seu empreendimento.

Uma ferramenta que pode ajudar é a análise dos Pontos Fortes e Fracos do negócio, ou seja, aquilo que é conhecido de quem administra pois está no ambiente interno, controlável. Assim, deverá minimizar, reduzir mesmo suas fraquezas e manter e claro, fomentar e solidificar suas forças. No ambiente externo deverá perceber as oportunidades e ameaças. Sim, em meio ao caos é necessário enxergar onde deve investir, o que pode mudar, pois acredito que as mudanças são necessárias em momentos de crise, para gerar retorno no futuro. Claro que também as ameaças devem ser percebidas e evitadas.

Não há fórmula mágica, é sempre necessário ter tranquilidade e gestão. Saber quais gastos cortar para que a operação da empresa não paralise totalmente, negociar bem com fornecedores, clientes e outros para manter os custos, despesas e pagamentos controlados, assim como manter as vendas e recebimentos diversificando o atendimento ao público de maneira não presencial se preciso. 

Obviamente manter um ambiente saudável e seguro aos que precisam estar presente no ambiente de trabalho, planejar e estabelecer uma rotina de trabalho a distância e promover a integração e o intra empreendedorismo é algo muito bem vindo.

Devemos enxergar soluções. Inovação pode ser crucial! Saiba tomar decisões de forma planejada e lidar com as adversidades.

Sucesso a todos!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

Contador e Administrador de Empresas

CRC SP-315480/O-1 / CRA SP 78891

Diretor Educacional Suplente – AESCON Ribeirão Preto