A crise causada pelo coronavírus expõe a fragilidade das empresas

Infelizmente temos visto notícias de empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, enfrentando sérias dificuldades financeiras e operacionais, encerrando suas atividades ou simplesmente falindo por conta da crise econômica e do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Neste considerado pouco tempo de paralisação, principalmente das atividades consideradas não essenciais, o impacto causado […]

Leia mais
Algumas regras para uma melhor gestão

De modo geral e simples, administrar significa fazer as coisas através das pessoas para definir e implantar objetivos, metas e estratégias para alcance dos resultados pretendidos. Claro que Administração também é uma ciência, dedicada aos estudos das maneiras de organizar os recursos empresariais, além de igualmente analisar os comportamentos das organizações e os seus padrões. […]

Leia mais
Os desafios do home office

A pandemia do Covid-19 tem obrigado as empresas a enfrentar diversos desafios, principalmente o relacionado à redução do faturamento. Para equacionar esse grave desafio, as empresas precisam se reinventar. Porém, acredito que tal reinvenção deve passar pela prática do home office, pois, caso os casos continuem aumentando no Brasil, tudo indica que haverá um endurecimento […]

Leia mais
Perdas ao valor recuperável de ativos

Com a crise causada pelo novo coronavírus, uma situação que as empresas devem enfrentar e gerenciar são as prováveis perdas de valores dos seus ativos, sejam eles monetários ou não. Investimentos, aplicações financeiras, duplicatas e outros recebíveis podem sofrer perdas com falta de liquidez, perdas aos valores de mercado, ao valor justo ou com aumento […]

Leia mais
Coronavírus: como aproveitar o tempo para se desenvolver profissionalmente

Aproveitar o tempo com atividades produtivas e voltadas ao segmento profissional pode ser uma alternativa para o período de isolamento social. No período de enfrentamento à pandemia não temos certezas sobre quando o cenário econômico e profissional será retomado por completo e, por isso, conversamos com a consultora e especialista em gestão de pessoas, Gislaine […]

Leia mais
Como as empresas podem enfrentar a crise?

Vivenciamos uma situação sem precedentes causada pela pandemia do novo coronavírus. Acredito que algumas ações podem ser tomadas para minimizar os efeitos de crises, não apenas da atual. É claro que tais impactos envolvem aspectos econômicos e sociais, reduzindo a atividade empresarial. Tudo isso gera perdas e maior atenção às ações tomadas e ao desdobramento dos […]

Leia mais
Coronavírus: Quais ações a sua empresa pode adotar de acordo com a Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020

Com as graves consequências da pandemia de Coronavírus (COVID-19), as relações empregatícias podem ser afetadas diretamente, cabendo às empresas se atentarem para as práticas que poderão ser adotadas no sentido de evitar a dispensa de seus colaboradores. Foi sancionada no Brasil, em fevereiro, a Lei n.º 13.979/2020, estabelecendo-se medidas para o enfrentamento da emergência de […]

Leia mais
Como o comércio eletrônico e multicanal vai salvar seu pequeno negócio nos próximos anos

Pense em uma data especial qualquer em que você precisa dar um presente a alguém que goste. E aí como a jornada de compra. Como todo brasileiro, sabe como é, deixa tudo para a última hora. Sai correndo do trabalho. Pega um Uber para olhar os ‘insights’ no celular do presente que vai comprar. Já […]

Leia mais
Algumas regras para uma melhor gestão

De modo geral e simples, administrar significa fazer as coisas através das pessoas para definir e implantar objetivos, metas e estratégias para alcance dos resultados pretendidos. Claro que Administração também é uma ciência, dedicada aos estudos das maneiras de organizar os recursos empresariais, além de igualmente analisar os comportamentos das organizações e os seus padrões. […]

Leia mais
O que é essa tal inteligência emocional?

Vamos iniciar entendendo que o seu conceito foi definido academicamente pela primeira vez em 1990, cinco anos depois o termo se popularizou por meio dos ensinamentos do psicólogo, escritor e Ph. D de Harvard, Daniel Goleman com a seguinte definição: “ subconjunto da inteligência social que envolve a capacidade de monitorar as próprias emoções e […]

Leia mais